A durabilidade do pneu está na casa dos 15.000 km, mas para ter certeza basta procurar na lateral do pneu pela inscrição TWI (indicador de desgaste dos sulcos) se os sulcos ja estiverem no nível do indicador é hora de trocar o pneu.
Na hora de escolher o seu pneu atenção as especificações: Largura da banda de rodagem em milímetros/Altura Lateral do Pneu Medida do Aro. Por exemplo: 180/55 17 (180 milímetros de banda, 99 milímetros de altura e aro 17). outras informações como índice de carga e velocidade máxima também são importantíssimos. No Pneu traseiro quanto maior a largura de banda mais conforto e estabilidade, quanto maior for a altura lateral do pneu você ganha em conforto mas perde estabilidade, ou seja, escolha com sabedoria. lógico que não se pode brincar com o pneu dianteiro, se for muito grosso afeta a dirigibilidade e lembre-se que o freio é afetado diretamente, o ideal de frenagem é que seja feita a 70%na dianteira e 30% na traseira.
Observe também o tipo de banda de rodagem que você esta usando para não prejudicar a sua segurança e a durabilidade do pneu:
Pneu de competição:
Feitos para serem usados em pistas e provas e desenvolvidos para trabalhar em altas temperaturas, tem baixa durabilidade e não devem ser usados em pistas molhadas. não tem desenhos na banda de rodagem, são "lisos", porém adequados as condições de competições de velocidade. (na verdade coloquei isso aqui apenas para completar a lista, não conheço ninguém que usa isso, rsrsr.)
Pneu desportivo:
Feitos para uso desde pistas e competições (modelos mais macios que aquecem mais e duram menos) até o uso em motocicletas esportivas de passeio (modelos de borracha intermediaria), apesar de possuírem desenhos na banda de rodagem o uso desses pneus em pavimento molhado deve ser muito cuidadoso.
Pneu touring:
Feitos para o uso cotidiano, são a melhor opção se a motocicleta for o seu meio de transporte diário. Feitos de borracha mais rígida e de menor temperatura de rodagem com maior durabilidade também dão boa aderência e segurança em pavimentos molhados, além de se adaptarem bem a praticamente qualquer tipo de pavimento.
Pneu misto:
Se o seu objetivo for manter a durabilidade e segurança do modelo touring, porém o seu percurso não tem boa pavimentação, ou seja, trafega com frequência em Piçarra e solos arenosos, sacrificando apenas um pouco da durabilidade do pneu no asfalto você provavelmente deve optar por este modelo com sulcos mais profundos para dar maior aderência.
Pneu TT:
Provas de cross, terrenos acidentados, areia fofa... estamos falando do território do pneu TT - qualquer terreno, desenvolvido para melhor desempenho em terrenos irregulares e difíceis de trafegar para os demais modelos de pneus.
Sobre reparos e manutenção, o pneu pode ser com ou sem câmara, infelizmente ao furar um pneu sem câmara é um pouco difícil ter certeza de que o reparo vai durar, kits de reparo são úteis em viagens, mas não garantem que o problema foi resolvido. Já os pneus com câmara é minha opinião intransigente: furou a câmara, troque a câmara, reparos não podem ser usados como solução permanente, mas apenas como paliativo até trocar a câmara.
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