quinta-feira, 28 de julho de 2011

Motos Ecológicas

Pesquisando sobre tecnologia sustentável, encontrei artigos sobre motos ecológicas. A invenção não é novidade, já que a Honda lançou os dois primeiros modelos em 2004, no Japão. No entanto, vale a pena ver o que já foi desenvolvido até o momento. Os dois modelos abaixo foram criados para oferecer baixos níveis de emissões de poluentes e consumo no mesmo patamar, tudo isso em alta tecnologia.


Honda FCMCA scooter Honda FCMC utiliza o sistema Honda FC Stack, que consiste em um ultracapacitador para armazenar energia, no caso, o hidrogênio sob alta pressão. Foi produzida sobre a plataforma de um scooter de 125 cm³ com adaptação especial para receber a tecnologia de célula de combustível.



Honda Numo
O híbrido Numo de 50 cm³ utiliza dois motores, um de combustão interna, dotado com sistema de injeção eletrônica programada, e um outro, elétrico, localizado na parte dianteira do veículo. A Numo carrega a bateria durante as paradas e utiliza toda a força armazenada nas acelerações. Esses modelos ainda não chegaram ao Brasil, mas existe uma grande variedade de motos elétricas para os apaixonados pelas duas rodas que se preocupam com a vida no planeta. As motos elétricas são extremamente eficientes no que se refere à emissão de gases poluentes e necessitam de fontes muito simples de alimentação: tomadas elétricas de 110/220 volts.
Apesar de ainda existirem algumas desvantagens em seu uso, como o desempenho do veículo e o descarte de baterias em mau estado, é bom saber que muitos fabricantes já investem tempo e dinheiro no aperfeiçoamento de alternativas para o futuro.
Galera... eu sei que existem outros modelos de motos ecologicamente corretas, esses são só dois exemplos, no futuro eu posto mais sobre esse assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário