segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Lendas do motociclismo, Giacomo Agostini (O campeão de tudo)

Vem cá... já ouviram falar em Giacomo Agostini? Não? Pois bem caros leitores, esse italiano foi simplesmente o maior campeão de todo história da motovelocidade, angariando nada mais nada menos que 15 títulos mundiais,  ou seja 6 títulos a mais que o tão bem afamado Valentino Rossi. Giacomo começou a sua carreira pilotando para Moto Morini no ano de 1963, logo após foi para a MV Agusta e posteriormente para Yamaha. Nessas três fabricantes , Giacomo fez uma trajetória nunca antes vista, ele era um dos poucos pilotos que se preocupava com a parte mecânica da moto, sendo que os melhoramentos eram feitos ou indicados pelo próprio Agostini. Esse conhecimento mecânico levou-o a despontar como um dos melhores pilotos da sua época, pois o mesmo sabia do potencial e limitações de sua moto. Pode parecer meio obvio mas com esse conhecimento prévio de mecânica por parte do piloto tornou-se base para que os pilotos de hoje em dia possam tirar o máximo de proveito de suas máquinas.
Giacomo Agostini participou de corridas nas categorias de 250cc, 350cc e 500cc, sendo que nessas duas ultimas ele ganhou 7 e oito títulos respectivamente, além disso seus números são um absurdo pois o mesmo participou de 190GP, ganhou 123 e esteve no pódio 162 vezes, ou seja um aproveitamento de 0,64 vitórias por prova disputada, pode parecer um numero meio bobo mas se vermos a média de Valentino Rossi , o mesmo tem uma média de vitória por GP de 0,41. Se Rossi é considerado o "THE DOCTOR", como Agostini deveria ser chamado? "O PICA DAS GALAXIAS"?
Por fim, embora tenha nascido de uma família rica, no qual dinheiro não era problemas, Giacomo era um homem simples com uma frase que resumia de forma categórica seu talento “Há quem tenha nascido artista e há quem tenha nascido poeta; eu nasci para pilotar motos.” Giacomo Agostini, 1967.



Nenhum comentário:

Postar um comentário