sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Vespa 150 TAP (da utilidade à bizarrice)

Como já falei anteriormente, sou uma pessoa que gosta da história e tecnologias que foram inventadas para guerra, gosto não pelo fato de se fazer algo que possa machucar ou matar alguém, mas sim pelo fato de ter a genialidade humana colocada a prova, para produzir algo que vencesse as intempéries dos campos de batalhas (veja NSU). Pois bem, no decorrer da década de 50, o exercito Francês estava em guerra na Argélia e precisava de um veiculo leve, rápido, de manutenção simples, de custo baixo e com um alto poder de fogo, com isso desenvolveram a VESPA 150 TAP, uma motocicleta com uma peculiaridade única, um canhão de 75mm... é... eu sei... você deve estar pensado “mel déééux, os soldados atiravam com esse canhão em cima da moto???”
Não... o canhão era montado em um tripé , a moto servia de meio para deslocar o artefato no campo de batalha. Mas uma das coisas que mais me chamou atenção nessa moto foi o preço, cerca de US$500,00 por unidade, mesmo para os padrões da época era um bom preço, haja vista que o canhão era mais caro que a moto.
Eu sei que você deve estar pensando... “e como seria dar um tiro com o canhão pilotando a moto?” não espere por um recuo violento e uma cena bizarra... o canhão era composto por um sistema anti recuo ( o que é uma pena, pois seria engraçado ver uma vespa atirando um projétil de 75mm)











P.S: essas motos foram desenvolvidas para o esquadrão de pára-quedismo e trabalhavam sempre em dupla, sendo uma responsável pelo canhão a e outra pela munição. 

Um comentário: