quarta-feira, 16 de março de 2011

O2 Pursuit


A alguns anos, um francês maluco, mas brilhante, ex-engenheiro de Formula 1 vinha desenvolvendo um motor que ao invés de usar a explosão de combustíveis fósseis usa nada mais que ar comprimido para movimentar os pistões (veja aqui). Apesar da idéia dar origem a um motor não poluente e extremamente econômico ser maravilhosa, ela esbarra nos interesses dos reis que usam coroa de ouro negro... por esse motivo os veículos com esse motor demoraram mais de dezoito anos para serem produzidos comercialmente.

Colocar o mesmo tipo de motor em uma motocicleta é só mais uma implicação do que acredito ser o motor do futuro (petróleo não é renovável e a medida que vai ficando escasso ou mais difícil de obter vai ficando mais caro, a não ser que você more na Venezuela...).

Esse grilo bizarro aí na foto é o prototipo sendo desenvolvido, foi até premiado pelo design na Austrália.

Eu não sou nenhum "eco chato" (sou pro ecologia mas eco chato é eco chato), mas sou super favorável ao aperfeiçoamento desse projeto.

Dentre as vantagens do motor a ar comprimido estão a não emissão de poluentes, diminuição dos custos de produção, manutenção e uso e até podem servir como purificador do ar urbano.

A aparência da moto na verdade acaba sendo o detalhe menos importante no conjunto, o design foi concebido para o veículo ser simples e leve.

Vamos ver se o projeto vai pra frente.

2 comentários:

  1. Esse motor pra mim é novidade!!! mandou bem Dan!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu! Eu quero viver pra ver esse motor chegar ao público no Brasil, quando eu ver um motor desses por aí se não estiver em uma moto comercial bonita eu vou manufaturar uma moto artesanal pra mim com um motor desses (custom é claro!): Projeto de vida!!!

    ResponderExcluir