quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Fym FY 125 Sachs Madass (A Porra Louca)

Se você quer de destacar no mundo das motos tem duas opções: transformar sua moto ou rodar com a FYM 125 Sachs. Acha um exagero? Experimente dar uma volta e se prepare para responder a várias perguntas. "Que motinho é essa? Quanto custa? Você montou?" E isso não é só no Brasil. Basta procurar pela Internet que borbulham sites especializados e comunidades de proprietários do modelo no Japão, Alemanha, Portugal, Estados Unidos e outros países. Aqui no Brasil, a julgar pela curiosidade das pessoas durante a sessão de fotos e a avaliação do modelo, ela vai agradar.
Com preço de R$ 8.400 a FY 125 Sachs usa motor de 125 cc, um cilindro e refrigeração a ar. Um propulsor de mecânica bastante simples que, segundo o fabricante, oferece 12,5 cv de potência máxima a 6.400 rpm e torque máximo de 0,75 kgf.m a 8.000 rpm. Para chegar à velocidade máxima (cerca de 90 km/h) é preciso acelerar muito e manter o motor sempre em alto giro, usando o câmbio de quatro marchas para não perder o embalo e manter a velocidade.
Na cidade, essa "morosidade" é compensada pela desenvoltura em meio ao trânsito. Capaz de mudanças bruscas de direção com facilidade, a Sachs convida a uma pilotagem divertida. O sistema de freio é de fazer inveja a motos de porte maior. Um disco está presente na dianteira, com pinças duplas, e outro na traseira. Os aros 16" usam pneus da marca Duro, que podem ser considerados largos levando em consideração o tamanho da moto. Na dianteira 90/90, enquanto a traseira recebe um 120/80 (mesma medida que uma Yamaha Lander).

A suspensão também incentiva as brincadeiras, bengalas na dianteira e monoamortecedor (com várias opções de regulagem) na traseira. O conjunto garante curvas ousadas, porém são bem firmes e cobram a performance nas curvas com redução de conforto na buraqueira. Infelizmente, o banco pequeno e duro não é capaz de ajudar a suspensão, assim o piloto deve se acostumar com essa característica.
Um dos grandes baratos da Sachs é curtir o visual. O tanque de combustível, por exemplo, está no próprio quadro e tem capacidade para 4 litros de combustível. Outro destaque é o funcionamento do farol, que conta com duas lentes, uma do baixo e outra do alto. Apesar do tamanho é surpreendente a capacidade de iluminação do conjunto equipado com lâmpadas de 35W. Ainda no conjunto ótico, destaque para os pequenos piscas e a lanterna que usa leds no lugar de lâmpadas.
A inscrição MadAss no quadro pode ser traduzida como "bunda louca", aqui no Brasil seria como dizer que um cara é "porra louca", que está sempre agitando. Uma linguagem que os jovens entendem facilmente... E essa moto é feita justamente para eles.




Via:Marcelomotos

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