terça-feira, 26 de outubro de 2010

Verdades e mitos sobre motos

Graxa branca é o melhor meio de se lubrificar a transmissão?
Mito!!! A graxa branca não é o melhor meio de se lubrificar a transmissão pois a mesma não penetra   todos os componentes da mesma (arrebites...), além disso, quando se anda com a moto em estradas de terra ou areia, detritos podem grudar na  graxa e danificar o conjunto de transmissão. O Ideal é lubrificar a transmissão com óleo 90... é certo que esta vai sujar a moto, mas esse garante a maior vida útil do conjunto de transmissão.

Quanto maior a cilindrada maior a potência da moto?
Mito!!! Muitos acreditam que um motor de maior cilindrada sempre tem maior desempenho. Na realidade, nem sempre é isso que acontece. A potência e conseqüentemente o desempenho não são obrigatoriamente proporcionais à cilindrada. A cilindrada é o volume deslocado pelos pistões do motor durante o curso, desde seu ponto mais alto (Ponto Morto Superior) até o mais baixo (ponto Morto Inferior). Podemos citar como exemplos, aSuzuki GSX-R 1000 e a Suzuki Bandit 1200, dois modelos bem conhecidos. Apesar de ter maior capacidade cúbica (cilindrada), a Bandit desenvolve 98 cavalos de potência máxima, enquanto o da GSX-R 1000 tem 178 cv. 

A troca de óleo tem de ser feia a cada mil quilômetros?
Mito!!! EXCLUINDO A PRIMEIRA TROCA DE ÓLEO, o restante pode ser feita de acordo com as especificações do fabricante, por exemplo a YAMAHA FACTOR recomenda a troca de óleo a cada 3000km mas... ouve-se dentro das próprias concessionárias que a troca de óleo deve ser feita a cada 1000km, esse é um pensamento da década de 80, tempo no qual a tecnologia em óleos era um tanto quanto defasada e a qualidade dos produtos não era da melhor. Então troque o óleo no tempo que o manual manda você trocar.

Lavar a moto com óleo diesel danifica os componentes da mesma?
Verdade!!! O óleo diesel tem alto teor de enxofre, que é prejudicial para quase todas as peças da moto. Mas as lonas e as pastilhas de freio são as mais prejudicadas, elas irão reter a gordura do óleo diesel ficando lisas, brilhantes e “envidraçadas”, perdendo sua eficiência para frenagem, na maioria das vezes temos que substituí-las por novas. 


Pneu mais largo na roda traseira gera mais estabilidade a moto?
Verdade!!! Embora possa haver uma diminuição na vida útil do conjunto de transmissão, um pneu com uma maior área de contato (até 20% do tamanho original) ao solo, gera uma maior estabilidade em frenagens e em curvas.
P.S: claro que um pneu de 300mm não é um “às” da maleabilidade!!!


Rebaixar a frente da moto gera maior estabilidade?
Depende... Embora alguns sejam defensores ferrenhos do rebaixamento dianteiro em pról da estabilidade, eu lhes digo CUIDADO!!! Se fores rebaixar a dianteira, escolha um profissional gabaritado e... uma dica, a medida de segurança para tal feito (essa medida não é oficial) é de cerca de 4cm, nada mais, ultrapassando essa medida, a estabilidade da moto já está bem comprometida!!!



3 comentários:

  1. Excepcional post!

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    Agregador e Rede Social.

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  2. Legal, boas dicas para um cara como eu que passo 70% do dia em cima de uma moto.

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