domingo, 10 de outubro de 2010

YZF R1, uma breve história sobre essa lenda.

Mod.1998
Caros leitores, como já mencionei em vezes anteriores, sou fã incondicional de motos italianas mas isso não quer dizer que eu não tenha admiração e respeito por motocicletas de outras nacionalidades. Digo isso pois irei falar sobre uma moto que não morro de amores nem tampouco é um de meus sonhos de consumo, mas é uma moto que tenho um profundo respeito, respeito por sua história e inovações tecnológicas que a mesma trouxe ao mercado motociclístico... lhes apresento a YAMAHA YZF R1. Introduzida no mercado mundial no ano de 1998, a R1, tornou um símbolo de esportividade entre as motocicletas, sua agilidade e su motor nervoso angariou muitos fãs no mundo todo. De 1998 até o ano de 2010 as modificações estéticas, estruturais e de desempenho, transformaram a R1 em uma puro sangue no quesito esportividade, digo isso pois NENHUMA modificação foi feita ao acaso, como por exemplo:
Mod. 1999

Diminuição do peso (
176.9 kg em 1998 para 169.4 kg em 2010).
Mod. 2000
Implantação do escape embaixo do banco do carona.
Mod. 2001
Modificação de todo conceito aerodinâmico de sua carenagem.
Mod. 2002
Implantação da embreagem deslizante.
Mod. 2003
Introdução do Yamaha Chip Controlled Intake, sistema que varia o tamanho do duto de admissão de ar da moto.
Mod. 2004
Essas foram algumas modificações que a montadora nipônica fez para transformar sua superesportiva em um mito de esportividade e alto desempenho.
Mod. 2005
Ficha técnica:
Motor de 998cc refrigerado à água de 4 cilindros em linha e comando DOHC com 16 válvulas (as válvulas de admissão são em titânio)
Diâmetro x curso: 78,0mm X 52,2mm 
Taxa de Compressão: 12,7:1 
Sistema de injeção eletrônica com YCC-T e YCC-I 
Ignição TCI (Transistor Controlled Ignition) 
Transmissão de 6 velocidades 
Transmissão final por corrente
Suspensão dianteira: garfo invertido de 43mm totalmente ajustável 
Suspensão traseira: mono-shock ajustável em 4 modos 
Freio dianteiro: 2 discos de 310mm com pinças radiais com 6 pistões 
Freio traseiro: disco único de 220mm  compinça de 1 pistão 
Pneu dianteiro: 120/70ZR17 
Pneu traseiro: 190/55ZR17 
Comprimento: 2.057,4mm
Largura: 711,2mm
Altura: 1.117,6mm
Altura do assento: 812,8mm 
Ângulo de Caster: 24° 
Tanque de combustível: 15,1 litros
Peso (seco): 169,4 Kg 
Mod. 2006 
Mod.2007
Mod. 2008
Mod. 2009
Mod. 2010

6 comentários:

  1. Hello I enjoyed the article and I like that you take a look at my page to see more of R6 FRAME

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  2. Ola seria possovel adaptar um escape debaixo do banco de uma R1 2000?

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