sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Pequenas poderosas!!!

Se existe um segmento do mociclismo que admiro, é o mercado das esportivas de baixa cilindrada (125cc), no Brasil tal ramo não é muito difundido (devido ao preço das motos, bem como a indisponibilidade das mesmas no mercado nacional). Dentre as pequenas notáveis, cito alguns exemplos de motocicletas, com preço compatível com o produto e alta performance.

CAGIVA MITO SP 525

Essa italianinha é um misto de tecnologia, potência e design de alta qualidade. Tal tríade forma uma excelente moto, equipada com o motor de 2 tempos (dentro dos padrões EURO 3) monocilíndrico, alimentado por carburador Dell'Orto PHBH 28 BD. Para parar essa ferinha, um conjunto de freios BREMBO, sendo um disco simples na dianteira e outro na traseira. A estrutura da MITO é composta por um quadro com dupla viga de alumínio, semelhante as motos esportivas de alta cilindrada. Por fim a CAGIVA MITO SP525 é uma motocicleta linda, com design típico das esportivas italianas, toda essa beleza tem uma funcionalidade, pois a mesma forma uma bolha de vácuo em volta do piloto, gerando mais potência e menos arrasto para a pequena notável.












Motor: 124,63cc (2 tempos / autolub)
Potência: 24cv
Câmbio: 6 velocidades
Peso: 129kg
Capacidade do tanque 14lts
Preço: aprox. 14.000,00

DERBI GPR 125
Para aqueles que acham que potência e desempenho são atributos de motos de alta cilindrada, a DERBI GPR 125, quebra com tal paradigma. Com apenas 120kg e um motor monocilindrico que gera em torno de 15cv a DERBI GPR 125 tem um relação peso potência, em torno de 8,33kg para cada cavalo de potência da moto... não parece muita coisa nas se compararmos a YAMAHA Factor YBR 125 temos tal relação em aproximadamente de 10kg por cavalo... é isso que faz a diferença entre uma moto de corrida e uma moto de rua...







Motor: monociclindrico 4T EURO 3
Potência: 15cv
Câmbio: 6 velocidades
Peso: 120kg
Preço: € 3.996,00 (mais frete e taxa de importação)

HONDA CBR 125
Essa pequena japonesa carrega a história de sucesso de suas irmãs maiores. Com um visual lindo e incrementada com todos os apetrechos que a linha CBR tem no mercado, a CBR 125  é um dos grandes nomes das esportivas de baixa cilindrada no mercado internacional.
















Motor: 4 tempos, único cilindro, duas válvulas SOHC (overhead camshaft único cabeçote) e refrigeração líquida.
Potência: 13,3cv
Câmbio: 6 velocidades
Peso: 115kg

HONDA NSR 125 R
Esse é o segundo modelo da HONDA, no segmento das esportivas de baixa cilindrada. Ao contrario da CBR 125, a NSR 125 R tem seu propulsor trabalha em apenas 2 tempos, regulamentado pela EURO 3. Com um design que lembra a CBR 600 F, a NSR 125 R é um linda motocicleta e a segunda mais potentes desse comparativo.












Motor: 125cc, refrigeração Liquida, 1 cilindro, 2t (autolub)
Potência: 31cv (ISSO MESMO 31CAVALOS DE POTÊNCIA, A KAWASAKI NINJA 250 TEM 33CV)
Câmbio: 6 velocidades
Peso: 135kg

YAMAHA YZF 125
Lançada no ano de 2008, essa moto é a concorrente direta das HONDA, com os grafismos e design que lembram à R6 e R1, a YZF 125 é uma motocicleta sem igual. AYZF 125 tem um bom propulsor e uma boa ciclística, mas o que mais chama atenção nessa pequena motocicleta é seu visual agressivo e imponente.











Motor:  bicilíndrico 4T, 2 válvulas por cilindro.
Potência: 14,74cv
Câmbio: 6 velocidades
Peso: 126,5kg

DAELIM ROAD WIN 125 R
Quando vi essa moto pela primeira vez, pensei que fosse uma cópia (CHINESA) deslavada da HONDA CRB125, mas para minha surpresa, NÃO!!! Essa Sul Coreana é feita com bons materiais e tem atributos que a fazem andar ombro a ombro com suas concorrentes. Um dos pontos importantes dessa moto, é o fato da mesma estar dentro dos padrões EURO 3 de emissão de poluentes.


















Motor: Monocilíndrico de 4 T, 4 válvulas, DOHC
Potência: 14,8cv
Câmbio: 5 velocidades
Peso: 150kg

KYMCO QUANNON
Caros leitores, sempre fui um tanto quanto avesso a coisas que vem da China... não sei se é pela má qualidade de alguns produtos, ou se é por causa da falsificação descarada que eles fazem... mas, por fim, sei que existem inúmeras motocicletas esportivas de baixa cilindrada de origem chinesa. Tendo tal fato em questão resolvi falar somente da moto mais me chamou atenção (na realidade eu escolhi a melhorzinha mesmo!!!) pois bem... lhes apresento a KIMCO QUANNON, uma motocicleta bem bonita que “lembra bastante” a CBR 125 (inclusive o grafismo) fora isso é uma motocicleta boazinha... suas especificações falam por si só.










Motor: monocilíndrico 4T. 4V ar / óleo SOHC
Potência: 13cv
Câmbio: 5 velocidades
Peso: 141kg

APRILLA RS 125
Segundo o dito popular, “o melhor fica sempre para o final”... Em minha humilde opinião, essa é uma das motos mais lindas e completas desse comparativo. Com um visual extremamente apelativo (no quesito esportividade), a APRILLA RS 125 é a moto mais potente desse comparativo, e também é uma das mais raras... lançada no ano de 2008 a RS125 é simplesmente e MELHOR de todas as motocicletas desse segmento e seus números provam isso.













Motor: monociclíndrico 2T, 124,8cc (EURO 3)
Potência: 42cv
Câmbio: 6 velocidades
Peso: 126,8kg

6 comentários:

  1. Amigo, gostei muito do post. Acho legal essas esportivas de baixa cilindrada, 125 e 250.
    Duas dicas, a primeira eu já dexei escapar... faça outro post desse, porém mostrando as 250cc.
    A outra dica seria incluir o preço, seja em Reais, Dolares ou Euros.

    Concordo com você, A Aprilla, alias "AS" Aprillas são motos fantásticas, tanto em qualidade como em acabamento, acho que são as "Ferraris" das motocicletas!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma cagiva mito 99 com 55hps,todinha acertada e se a aprilla são ferraris a minha é uma Lamborghini,e não vou vender o brinquedinho nunca mais,pois tenho mais 2 maquinas canhão na garagem,125 que anda com bandit 1200 !!afff

    ResponderExcluir
  3. Eu queria que alguém me respondesse porque que na Europa, onde as restrições ambientais são rigorossísimas, desenvolveu-se e vendem-se motos com motores 2T que atendem a EURO3; e aqui no Brasil, onde ainda, salvo engano, ainda estamos na EURO2 na restrições de emissões para motos, o motor 2T foi extinto...
    Um motor 2T a álcool, com a mesma tecnologia dos motores das 125cc acima, certamente seria menos poluente que os 4T a gasolina... Como um amante da tecnologia 2T, sinto muito a falta dos barulhentos, fumacentos e potentes motores 2T...

    ResponderExcluir
  4. cara quero uma APRILLA RS 125 pra mim!

    ResponderExcluir
  5. Boas, para mim a Aprilla rs fica em segundo e bem atraz da Mito, eu tenho uma Mito 7speed de 99 e digo-vos não é qualquer 600 que me agarra, ainda á bem pouco tempo uma cb600 F de um amigo meu foi vaiada, não acredito que a Rs supere os 205 km que a minha atinge em poucos segundos.

    ResponderExcluir