quinta-feira, 19 de agosto de 2010

As senhoras italianas...

Sempre na vanguarda da tecnologia e design, as montadoras italianas buscam uma mescla de conceitos que tentam unir em uma única moto, o desempenho e um visual atrativo e inovador. Normalmente as montadoras italianas não fazem uma tiragem muito grande de suas motos, tornando-as itens de colecionador, e conseqüentemente, extremamente caras, dependendo do modelo e ano de fabricação. O fator que leva ao elevado custo dessas motos é o fato de sua produção ser quase que artesanal,seus construtores são responsáveis pela construção da moto como um todo, sendo que raras as vezes, as motocicletas são colocadas em linhas de montagem (normalmente para colocação das rodas e conjunto de freios). Embora seja dispendioso e demorado esse meio de construir motos busca a perfeição, além de dar um ar saudosista em memória às motos de corrida italianas das décadas de 20, 30, 40 e 50.

Veja algumas fabricantes:


APRILIA Companhia motociclistica italiana.A produção de motocicletas começou com uma scooter,com o passar dos tempos passou a fabricar motos mais potentes.Hoje é conhecida pela sua V-twin Superbike 1000 cc.



BIMOTA Pequena frabricante italiana de motocicletas personalizadas. Foi fundada em 1966 em Rimini (onde continua atualmente, localizada em um pequeno galpão, mantendo o estilo italiano), por Valerio Bianchi, Giuseppe Morri e Massimo Tamburini. O nome da empresa deriva das duas primeiras letras de cada um dos sobrenomes dos três fundadores: BIanchi MOrri TAmburini.



CAGIVA Empresa italiana que produz motos. A empresa atualmente opera sob a marca MV Agusta Motor S.p.A., mas permanece sob o controle dos herdeiros do seu fundador, Giovanni Castiglioni. Operando inicialmente na cidade de Varese, seu nome é um portmanteau que mistura os nomes da cidade e de seu fundador: CAstiglioni GIovanni VArese.


 DUCATI Fundada em Bologna no ano de 1926 pelos irmãos, Adriano, Bruno e Marcello Ducati, a empresa homônima, é um dos símbolos de alto desempenho e engenharia Italiana, voltada ao mercado motociclistico. A DUCATI alçou fama mundial após a produção da moto de 250cc mais rápida do mundo no ano de 1962. No decorrer da década de 70 começaram a ser produzidas motos de maior cilindrada e com o uso de maior tecnologia em seus exemplares.



GILERA Fabricante de motos italiana fundada em Arcore em 1909 por Giuseppe Gilera. Em 1969 a companhia foi comprada pelo Grupo Piaggio.




MV AGUSTA Nascida sob o nome de Meccanica Verghera Agusta, essa empresa nasceu apos a segunda guerra mundial com o intuito de salvar os italianos do desemprego que assolava o país, sempre no ramo dos auto-motores, a MV AGUSTA criou incones, como F4 1000cc Senna.





P.S: Eu sei que esqueci de mencionar montadoras como Benelli, Moto Morini e etc... mas... fiquem calmos... logo logo eu vou falar delas

3 comentários:

  1. Eu gosto do comando de válvulas desmondrômico das Ducati. Mas das motos italianas as que eu gosto mais são as Aprilia, mesmo as pequenas eu acho interessante o motor 2T.

    ResponderExcluir