Por inúmeras vezes já me perguntei, qual o desejo que a HONDA tem em destruir seus grandes ícones? Tal fato já ocorrera inumeras vezes como por exemplo, no início da década de 90, quando a então CBX750F (sete galo) teve sua produção encerrada... a rainha das estradas brasileiras saiu de cena, deixando vários entusiastas e fãs sem uma motocicleta a altura para ocupar seu lugar... No decorrer da década de 90 veio a CB500, uma moto robusta, forte, com uma potência boa e um visual esportivo bem característico... pois bem... o ano de 2003 foi derradeiro para a CBzona, sua produção fora encerrada, e quem tomou seu lugar, foi a CB600F HORNET, uma motocicleta sem igual, mas com um mero detalhe, seu preço era extremamente elevado em comparação a CB500 além do fato de não ter ma mesma robustez e simplicidade, e da mesma forma deixando um número imenso de orfãos pelo Brasil. Pois bem... o século XXI veio e a honda criou um outro ícone, CBX250 TWISTER, uma moto muito boa, sem grandes problemas técnicos, conseguiu uma angariar uma leva de fãs imensa, que provou pela primeira vez como seria uma tocada mais esportiva em uma motocicleta de baixa cilindrada. O ano de 2008 foi o último ano de produção da TWISTER entrando em seu lugar a CB300R... Uma moto bonita com um apelo esportivo bem definido mas... ficou só no apelo... ela não se diferencia muito da TWISTER, a não ser no preço,ingeção eletrônica e os freios ABS, fora isso não tem nada de mais... veja o quadro comparativo abaixo:
MOTOCICLETA | CBX250 TWISTER | CB300R |
PESO | 139,7kg | 143kg simples / 148kg c/ABS |
POTÊNCIA | 24cv a 8000rpm | 26,5cv a 7500rpm |
CAPACIDADE DO TANQUE | 16,5lts (2,5lts de reserva) | 18lts (3lts de reserva) |
TORQUE | 2,48 kgfm a 6000rpm | 2,81 kgfm a 6000rpm |
TRANSMISSÃO | 6 marchas | 5 marchas |
CILINDRADA | 249cc | 291.6cc |
PREÇO (R$) | Média de 10.000 (Lançamento) | 11.500 simples 13.900 c/ABS |
O quadro demonstra de uma forma simples que a TWISTER não deixou em nada a desejar à CB300R, e que esta última não tem como justificar seu elevado preço sem grandes melhoras. O fato dessa moto ter ingeção eletrônica e freios ABS, não fazem dela uma grande moto... ainda falta a bengala invertida e a gás na parte traseira, freio a disco na traseira (em sua versão simples), lanterna de LED e piscas reestilizados (OBS: são os mesmos da TWISTER) e... claro um motor mais possante, que possa justificar de alguma forma o investimento feito nessa motocicleta.
P.S: O marketing da HONDA foi forte como sempre mas não convence, ela é bonitinha mas ordinária!!!
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