quarta-feira, 11 de agosto de 2010

10 maneiras de se evitar acidentes e aborrecimentos ,quando se esta pilotando.

1- Dedos no freio: Mantenha seus dedos indicadores e médio sempre em cima ou muito próximo ao manete do freio dianteiro,fazendo isso seu reflexo em frear,quando for necessário será mais rápido, dessa forma evitando um acidente.






2- Roupas adequadas: Sempre que for pilotar procure usar roupas grossas ou próprias para motociclistas. O uso das mesmas são imprescindíveis,pois no caso de uma queda elas evitam os tão dolorosos “ralados”... acredite, o asfalto é bem abrasivo, então não ande mais de chinelos e sem camisa quando estiver em cima da moto...




3- Use um bom capacete: Se você gosta de usar os tão famigerados capacetes do estilo “coquinho”, saiba de uma coisa, as chances de alguém ir buscar partes do seu cérebro no chão, são enormes!!! Compre um bom capacete, certificado pelo INMETRO, com ele as chances de você ter seus miolos no chão no caso de algum acidente são infinitamente menores.



4- Evite o corredor: Tem vezes que você vislumbra uma infinita highway logo ao seu lado enquanto estas parado naquela fila decrépita? Se pergunta, devo ou não ir para o corredor? Pois bem, se fores para o corredor, CUIDADO, procure sempre seguir alguém, e fique extremamente atento ao seguinte fato: OS CARROS SEMPRE TROCAM DE FAIXA, normalmente em movimentos bruscos e rápidos.



5- Antecipe acontecimentos: Dê a distância de segurança necessária, procure ficar no meio da pista, esteja sempre de farol ligado, siga seus instintos e acima de tudo seja prudente!


6- Manutenção em dia: Você tem idéia do que é uma corrente enrolada no pião da moto ou a falta de freios podem fazer com o seu corpinho? Se desejas ficar inteiro e não se aborrecer com a moto durante uma viajem ou no dia-a-dia, perca um pouco de seu tempo e invista em sua máquina. Faça troca de óleo periódica,aperte a corrente, veja a qualidade de seus pneus e freios... vai valer a pena!!!



7- Conheça a sua moto: não adianta dar uma de Loris Capirossi se você não sabe pilotar a sua moto. Conheça-a,veja seu equilíbrio e dinâmica,tanto na aceleração quanto na frenagem, veja até onde você se sente seguro para fazer uma boa curva. Conhecer uma moto leva tempo e paciência, mas com calma e no decorrer dos dias você e sua motoca vão ficar mais íntimos.



8- Empinar e RL: Sinceramente não sou muito fã dessas coisas, mas para aqueles que gostam, vai a dica, existem locais e horas em que se pode fazer isso sem correr o risco de ser pego pela polícia nem de machucar alguém. Hoje em dia o Brasil está tomado de moto encontros, vá até um desses, procure pela pista de wheeling e carpe diem.



9- Polícia: Quando a policia mandar você parar, faça um coisa,PARE!!! Os policiais não querem saber de quem você é filho nem tão pouco quem é seu amigo, faça o que eles te pedirem e... mantenha seus documentos e sua moto em dia, só para evitar uma multa. E... vale ressaltar que se eles mandarem você parar, PARE!!! P.S: reza a lenda que um tiro 12 com balas borracha nas costas é de fazer o Capitão Nascimento chorar como uma princezinha.



10- Lei de Murphy: Quando estiveres seguro, confiante nos seus atos, sentindo-se o dono da estrada, fique tranqüilo, VOCÊ VAI CAIR!!! O ato de levar um tombo é inerente a vida do motociclista, conheço vários pilotos e todos, sem exceção, já levaram pelo menos um tombinho, então faça com que essa queda seja a menos onerosa e doida para você, seja prudente, pois a moto foi feita para cair!!!





4 comentários:

  1. Uma outra mania de motociclista é a de não querer nuna colocar os pés no chão.Dar aquela paradinha mas sem colocar os pés não chão.Ainda aquela de não resistir à uma brecha e enfiar a moto.Uma ainda pior é ficar olhando o sinal contrário,e quando dá amarelo,entrar.Ou ainda acelerar quando vemos o sinal verde (e estamos na metade do quarteirão!) para tentar passar,e ai,o sinal fica vermelho.E quando damos uma de motoqueiro então,ai,é desastre na certa.E como dói uma ralada.

    ResponderExcluir
  2. é. vou começar a andar de moto agora, e ja vou pegar uma 250; atenção dobrada, meu pai está preocupadíssimo. ainda mais que a minha é edição limitada, um tombo mais ou menos, vendo a moto pra pagar o concerto; todo cuidado é pouco; rs/
    é tão triste saber que vou cair um dia; mas a paixão por motos fala mais alto, rs/
    ótimo post. abraços

    ResponderExcluir
  3. Meu colega faleceu ontem a noite , o garota era piloto memso (abusava tambem) se perdeu numa curva e pego areia de canto de estrada, escorregou e bateu a cabeça no poste, morreu na hora!eu tambem ja cai diversas vezes algumas mais serias e tento noa me tornanr o dono da estrada. CUIDADO PESSOAL!

    ResponderExcluir